quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Bruxismo / Toxina Botulínica
















BRUXISMO


"O bruxismo, hábito de apertar e ranger os dentes é comum em cerca de 15% das pessoas. Esses pacientes podem sofrer fortes dores de cabeça, desgaste dos dentes e distúrbios da articulação mandibular. As causas deste problema podem ser a tensão emocional e o fechamento inadequado da boca."

Estes sintomas são comuns durante o sono. Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia, formam um problema progressivo onde o paciente perde os parâmetros e só percebe que tem bruxismo se prestar atenção na própria tensão muscular ou se alguém ouvir o ranger noturno. O diagnóstico geralmente é feito depois que surgem algumas complicações.

Causas

O bruxismo é associado ao estresse na grande maioria casos. Todos os pacientes com sintomas de bruxismo têm aumento da tensão emocional. Um alinhamento incorreto dos dentes e fechamento inadequado da boca está presente na maior parte dos casos, mas dificilmente são suficientes para causar o problema na ausência de um aumento da tensão. A patologia é multifatorial e pode atingir qualquer idade em ambos os sexos.


Conseqüências

As dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores de bruxismo. Elas surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. O período crítico é pela manhã (se a contração predominar a noite) ou de tarde (se predominar de dia).

Outro problema decorrente do bruxismo é dor da articulação da mandíbula. Esta também pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar.

Também é freqüente a dor e o desgaste dos dentes. A dor é pior pela manhã e o desgaste pode chegar à gengiva. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, o ranger pode provocar a quebra. Traumas repetidos e inflamação da gengiva levam à perda do suporte ósseo dos dentes, que se tornam móveis.


Tratamento

O primeiro passo é reconhecer o problema. O dentista deve fazer um "check up" da boca e eliminar com aparelhos e desgastes seletivos dos dentes os pontos que impedem uma mordida perfeita. Mas isso não é tudo. Pessoas com bruxismo têm um termômetro psicológico na boca.

O melhor é perceber que o problema não vem do nada e tentar achar suas causas no dia-a-dia.

Um passo importante para tentar curar ou pelo menos diminuir o bruxismo é cortar a tensão psicológica. Isto pode ser feito através de esportes, ioga e exercícios de relaxamento. Já distúrbios psiquiátricos, como depressão e ansiedade, devem ser aliviados e medicados se necessário. A psicoterapia identifica e trata as dificuldades emocionais associadas ao bruxismo.

Fechar bem a boca também é outra forma de evitar o bruxismo. O fechamento deve ser perfeito. O mal contato entre os dentes de cima e de baixo leva a pontos de atrito que aumentam a tensão muscular. Próteses malfeitas como pontes e dentaduras devem ser trocadas. Os dentes precisam ser alinhados com aparelhos.

Outro método usado é o encaixe de placas de acrílico na arcada dental durante a noite. Estas distribuem a força muscular em todos os dentes e não apenas em um ou dois mal posicionados.


TOXINA BOTULÍNICA NO TRATAMENTO DE BRUXISMO E APERTAMENTO


A toxina botulínica é aplicada diretamente em um dos músculos da face, chamado músculo masseter. A toxina age diretamente na tensão muscular, diminuindo e tirando a força para o ato de ranger e apertar os dentes.
Além disso, a toxina tem um mecanismo que bloqueia a liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina que realiza o trânsito das mensagens entre o cérebro e as fibras musculares. Esse processo causa o relaxamento do tecido pela falta da mensagem para se mover.
A toxina botulínica começa a agir quatro dias após sua aplicação e sua duração é de 3 a 6 meses, resultando em uma excelente e confortável opção de tratamento.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Toxina Botulínica Aplicada à Odontologia





A toxina botulínica, mais conhecida como Botox que é o nome comercial mais popular, se tornou um excelente meio auxiliar no tratamento odontológico.
Tem sua ação mais ampla e divulgada na dermatologia/estética, mas após pesquisas científicas e estudos de caso, foram avaliados os grandes benefícios do botox utilizado pelo cirurgião dentista na sua área de atuação.
Para melhor compreensão citamos algumas situações em que a toxina pode ser administrada com excelentes resultados:

Disfunções e dores na articulação têmporo-mandibular;
Apertamento dental;
Bruxismo (ranger de dentes);
Dores de cabeça de origem dentária (parafunção);
Sorriso gengival (exposição excessiva da gengiva).



Vamos descrever cada caso:

Disfunções articulares

Quantos já não buscaram uma consulta com o cirurgião dentista por sentir uma dor na articulação que fica próxima ao ouvido, ou por ouvir algum estalo ou desconforto durante a mastigação? A toxina é um meio auxiliar com fins terapêuticos e resultado satisfatório nestes casos e na maioria das vezes dispensa o uso da placa de relaxamento para dormir.

Bruxismo e apertamento dental


Quem não passa por estresse no seu dia a dia? Grande parte das pessoas erroneamente descarrega sua tensão através dessas duas atividades que causam grandes prejuízos dentários, musculares e ósseos. A toxina tem uma importante ação para bloqueio desses hábitos excessivos.

Dores


A toxina age diminuindo a hiperatividade muscular, reduzindo a contração inconsciente que gera dor.

Sorriso gengival


Isso ocorre quando no momento do sorriso você demonstra mais de 3mm de gengiva। Esta exposição excessiva da gengiva se chama sorriso gengival e traz um grande desconforto estético para quem o possui। A toxina controla a quantidade que o lábio sobe durante o sorriso trazendo suavidade e delicadeza ao sorriso.

A aplicação é rápida e simples, desde que feita por um profissional capacitado para tal procedimento.

Venha fazer uma avaliação.