domingo, 22 de julho de 2012

Coroas em Porcelana – Livre de Metal


Quando por algum motivo um dente sofre grande perda de estrutura, mas ainda permanece a parte radicular (raiz) em bom estado, são realizados trabalhos protéticos para a reconstrução do mesmo, assim denominamos “coroas”. Quando a raiz foi perdida e houve substituição por implante, denominamos “coroa sobre implante”.
A coroa nada mais é que um dente artificial que substitui o dente natural destruído.  O material mais utilizado para este trabalho é a porcelana.

Nos dias atuais pode-se observar, na odontologia, uma procura cada vez mais acentuada por procedimentos estéticos devido à inserção da população em uma sociedade na qual a aparência tem uma importância significativa na aceitação e auto-estima.
As cerâmicas  dentárias tem propriedades semelhantes às da estrutura do dente e excelente potencial para simular a aparência dos dentes naturais, apresentando-se como um dos principais materiais na ciência e arte da reconstrução dentária.


A confecção de restaurações em cerâmica livre de metal tornou-se possível graças ao surgimento da odontologia adesiva de cerâmicas reforçadas.
Novos e diversos sistemas baseiam-se no desenvolvimento de materiais de infra-estrutura, em substituição ao metal, que, associados às porcelanas de cobertura, podem proporcionar excelente resultado estético sem comprometer o desempenho mecânico indispensável à longevidade clínica da restauração.


quarta-feira, 4 de julho de 2012

Cuidados com sua escova de dentes


Muitas pessoas se preocupam com a estética, mas ignoram princípios básicos de higiene bucal, como os simples cuidados com as escovas de dentes. Devemos saber que as escovas de dentes devem receber uma atenção especial, pois geralmente apresentam a mesma flora microbiana da boca do usuário e podem conter diversos tipos de bactérias provenientes da cavidade bucal ou do meio ambiente, como os parasitas intestinas, leveduras, vírus e o Streptococcus mutans, um dos possíveis causadores da cárie.
Conheça agora as principais recomendações para cuidar de sua escova e saber a hora de trocá-la:

  1. Nunca compartilhe escovas de dente. Não importa se a escova é do seu filho, do seu marido ou mãe. Cada pessoa deve ter sua própria escova de dente, sob pena de ser contaminada com doenças infecciosas caso esse item não seja respeitado;
  2. Depois de escovar os dentes, lave a escova com bastante água, tanto as cerdas, como o cabeçote. Guarde sua escova na posição vertical em local seco. Se outras escovas dividirem o mesmo recipiente, garanta que elas não entrem em contato uma com as outras;
  3. Borrifar a escova com solução de clorexidina após seu uso e enxágue diminui a quantidade de bactérias, mas não é necessário deixá-las de molho em soluções desinfetantes ou enxaguatorios bucais. 
  4. Não guarde as escovas em ambiente fechado nem com tampas. O ambiente úmido só contribuirá para a proliferação das bactérias;
  5. Mantenha o recipiente com as escovas de dente pelo menos a um metro e meio de distância do vaso sanitário.
  6. Não se preocupe em comprar uma escova com mil e uma utilidades. O importante não é a cor nem o modelo, mas que a escova permita alcançar todos os dentes e promova uma boa higiene bucal. Evite escovas duras.
  7. Troque a escova de dente a cada três meses, pelo menos, ou antes disso se as cerdas já estiverem danificadas. Quando as cedas estão deformadas ou gastas devem ser substituídas mesmo que se tenha comprado há pouco tempo, pois prejudica a eficiência da escovação.



Visite sempre seu dentista!