terça-feira, 28 de agosto de 2012

Câncer Bucal - Fatores de risco / Prevenção



Os fatores de risco podem ser herdados ou adquiridos e acumulados durante a vida do indivíduo aumentando a possibilidade em desenvolver o câncer bucal. Os principais fatores de risco do câncer bucal são:

Tabagismo (fumo)
O hábito de fumar constitui a principal causa do câncer bucal devido a alta quantidade de substâncias carcinogênicas que agridem a mucosa bucal. Os indivíduos tabagistas apresentam um risco 20 (vinte) vezes maior de desenvolver câncer bucal, quando comparados aos indivíduos que nunca fumaram.O risco associado ao tabagismo é influenciado por fatores como: número e tipo de cigarro consumido, duração do tabagismo, idade, sexo e etnia.

Etilismo (consumo de bebida alcoólica)O consumo de bebidas alcóolicas potencializa o risco de câncer bucal pelo da aumento da permeabilidade das células da mucosa aos agentes carcinogênicos. 

Vírus
HPV infecção: Estes vírus são transmitidos de pessoa para pessoa por meio de contato sexual. O Câncer de boca pode estar relacionado com a infecção pelo HPV.

Radiação solar (raios ultravioleta) 
A exposição crônica à luz solar representa um importante fator de risco para o câncer de lábio inferior.

Agressão local
Próteses mal ajustadas, dentes quebrados e má higiene bucal; por si só não cosnstituem um fator carcinogênico, no entanto quando associados a outros fatores, potencializam o risco.

Desnutrição, dietas inadequadas e carência de vitaminas
Estão sendo relacionadas com aparecimento do câncer bucal, assim como a utilização excessiva de bebidas em temperatura muito alta ou muito baixa tem propensão a desenvolver alterações na mucosa bucal e trato digestivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e Perguntas