domingo, 23 de outubro de 2011

Implantes Dentários


A FALTA DE DENTES PODE ME PREJUDICAR?
Sim. A falta de um ou mais dentes leva a todo um desequilíbrio da mordida e da musculatura das regiões vizinhas, causando uma perda estética, com aspecto de envelhecimento, e principalmente causam problemas de mastigação e dores na região da articulação dos maxilares.

O TRATAMENTO COM IMPLANTES É SUPERIOR ÀS PRÓTESES CONVENCIONAIS NO CASO DE PERDA DENTÁRIA?
Sim! O implante oferece diversas vantagens em relação a qualquer outro tipo de tratamento para restabelecer o espaço do dente perdido, porém é importante que cada situação seja avaliada e discutida com um profissional porque a diversidade de casos impede uma regra geral.

QUAIS AS CONTRA-INDICAÇÕES?
Alguns casos em que há impossibilidade de realizar cirurgias orais por motivos de saúde geral do paciente (ex: cardíacos e diabéticos descompensados, etc.) , e deve-se evitar realizar em idade enquanto há crescimento ósseo dos maxilares.

SOU FUMANTE. POSSO COLOCAR IMPLANTES?
O cigarro prejudica a cicatrização e o processo de osseointegração do implante, sendo muitas vezes o motivo de falhas do tratamento, mas não é considerada uma contra indicação, sendo necessário uma conscientização do paciente para diminuir ou parar o hábito durante as fases do tratamento.

A INSTALAÇÃO DE IMPLANTES DOÍ?
Não. Todo o processo é realizado sob anestesia local. Nos primeiros dias pode ocorrer um pequeno inchaço por se tratar de um procedimento cirúrgico, porém é uma condição controlada com medicamentos que o dentista irá prescrever conforme a necessidade. O desconforto varia de acordo com a extensão da cirurgia e do próprio organismo do paciente, mas não deve causar transtornos significativos.

OQUE É ENXERTO ÓSSEO?
Quando ocorre a perda de um dente, o osso que estava ao redor da raiz vai se perdendo gradativamente, em um processo chamado reabsorção óssea. Em casos que não há osso suficiente para fixação do implante, é necessário repor o osso perdido, através de cirurgias para a colocação do enxerto ósseo. Há diversas técnicas cirúrgicas e materiais utilizados no tratamento que vai depender da extensão e quantidade necessária. Os enxertos podem ser feitos previamente ou na mesma sessão da colocação do implante.

POSSO TER REJEIÇÃO DO IMPLANTE?
Não! O implante dentário é feito com titânio, um material biocompatível, portanto não é rejeitado pelo organismo. O que pode acontecer em raros casos é o insucesso por falha na união do implante com o osso.
Há diversos fatores que influenciam o resultado final da cirurgia de implante, porém, quando feito em condições favoráveis, o sucesso no procedimento ocorre entre 95% e 98% dos casos. Os riscos de uma falha são mínimos, mas em alguns casos ocorrem. Há necessidade de avaliar as causas do insucesso e realizar novamente a cirurgia de implante.

QUANTO CUSTA UM TRATAMENTO COM IMPLANTES?
Os benefícios alcançados pelo implante são maiores que os valores do tratamento. Atualmente o avanço nos conhecimentos em implantodontia e a facilidade de encontrar profissionais habilitados em realizar a cirurgia, deixaram os custos do tratamento mais acessíveis com diversas formas de pagamento. O custo depende da complexidade de cada caso, da quantidade de implantes instalados na cirurgia e na escolha dos materiais utilizados na confecção da prótese.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e Perguntas